terça-feira, 9 de dezembro de 2014

V INTERAÇÃO DE NATAL

A Convite da minha amiga Rô do blogue ESPIRITUA -LIDADE VENHO MOSTRAR COMO SE
 COMEÇA A PREPARAR O NATAL CÁ EM CASA.

Cá em casa o natal começa em setembro,comigo a programar o que irei fazer de presentes para as pessoas mais especiais é que eu faço os presentes para oferecer de compra mesmo é habitual o meu nétinho e os de cá de casa ,uma camisola ou uns sapatos é mesmo coisa que precisem de momento,pois a vida por cá não está nada fácil.
Depois de ter feito os presentes ,faço alguns enfeites e por fim alguns postais ,este ano ficaram giros com os botões e com as linhas a fazer de pinheiros,também houve alusivo ao pai natal.

Depois desta etapa vem a de montar o pinheiro e montar o presépio,leva quase um dia a árvore tem quase 3metros leva 840 lâmpadas fora as bolas e outras decorações




Esta árvore fica maravilhosa ,porque pelo meio vai-se encontrando peças que fiz com a minha Joaninha com 4,5 anos e muitos trabalhos feitos por mim,bolas forradas por mim, floco de neve,veado enfim uma árvore cheia de cor.

Depois é a vez de montar o presépio,arranjar plástico para revestir o chão fazer umas alturas e começar a colocar o musgo ,depois é dispor as figurinhas algumas já com meio século, três castelos cada um com seu rei,duas paróquias para um padre,peixeira ,homem à pesca,senhora a lavar a roupa patos galinhas,moinhos,mulheres a transportar farinha,roupa, ovelhas cão gato poço,nora de água, casas,pontes,pastores,serpente,joaninhas,burros,cabana vaca,burro, José, Maria,Anjo galo,etc....
é um presépio muito composto nem sei quantas peças tem a manjedoura está vazia porque o menino ainda não nasceu.













À  entrada na porta tenho uma coroa feita por mim,nem sei se a foto está por aqui no blogue e na entrada da sala está uma rena e um pai natal.
Quanto aos pratos e doces dia de consoada comemos bacalhau com natas ,também tenho leitão, nos doces não pode faltar o meu tão apreciado arroz doce,pudim de leite, condensado, bolo rei, rabanadas feitas por mim e azevias que fiz pela primeira vez o ano passado e o pessoal ficou louco,tronco de  natal não pode faltar e ainda faço um molotofe porque a minha mãe gosta muito etc...

 A minha mesa preferida com as fotos do meu nétinho e s anjos do relógio a guardá-lo


 Presépio feito por mim e colocado dentro de uma romã

 Pinha pintada por mim boneco de neve feito com a Joana com 5 anos e rena feita este novembro 2014
 este foi o meu primeiro pisa papeis

Esta bola de vidro acompanha-me já há muitos anos é uma das peças que gosto mais

Há meia noite faz-se a troca dos presentes convive-se mais um pouco e acabamos por ir dormir o sono dos justos,porque a festa continua dia 25 é dia de natal é dia da familia e de estarmos à roda da mesa ,depois é esperar pelo final do ano e dia dos reis.
E  assim apesar das minhas tristesas consegui fazer a árvore grande como os meus filhos gostam e vamos tentar fazer da nossa consoada uma festa nossa pois o menino vai nascer e dia 25 .
 Vou tentar que este natal seja com alegria dentro do possivel
Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo 2O15